6/01/2011

A carta de Telma


Abelardo,

O dia da partida se aproxima!

Nunca temi a chegada deste dia, mas confesso que sinto a tristeza me rondar, quando penso nele.


Como nos vimos tão pouco nestes últimos dias, decidi lhe escrever. Anseio por notícias tuas. Fiquei sabendo que estás passando por dias difíceis em teu novo emprego. Posso imaginar. Aquele não é teu mundo. Mas este não é o único motivo pelo qual lhe escrevo. Escrevo a ti, porque quero que saibas o que sinto e o que penso, sobre você, sobre nós.


Tempos atrás pensei em te pedir para ser meu filósofo pessoal, meu conselheiro. Mas, pensei melhor e vi que esta não seria uma boa idéia, já que a dúvida me cutucava. A dúvida por não saber quem realmente tu és. Tenho medo desse seu otimismo exagerado. Medo de que por trás desse teu sorriso, hora sincero, outra somente simpático e educado, se esconda uma mentira, se esconda um exacerbado ceticismo. Imagine! Eu desejando batalhar para descobrir partes de mim ainda não localizadas, desejando me agarrar em algo, e tu desacreditando todas minhas crenças. Não que isto seja ruim, algumas crenças devem realmente ser desmascaradas. Mas, como uma adoradora da metafísica, tal idéia não funcionaria.


Quando leres isto, deves indagar: “Como tu podes pensar isto de mim?”. Mas, a verdade é que tu não te mostras pra mim. Por quê? Do que tens medo? Descobri que nada sei de humano em ti. O que fazes em horas vagas? Qual cor tu gostas mais? Qual comida preferes? Só sei acerca de nossos ideais compartilhados. Ou seja, este tempo todo, conheci idéias e não a pessoa em si. Tu já percebeste que no mundo, as pessoas se tornam menos atraentes quando demonstram aos outros suas fraquezas. Mas, eu não penso assim. Mostrar tuas fraquezas a mim, será o jeito de mostrar-te humano. Eu desejo enchergar-te humano! Quando viu minhas fraquezas, tornei-me para ti menos atraente?


Outro aspecto que me deixa frustrada é a tua traição a teus ideais. Lembras quando me dizias para me libertar das amarras da sociedade? Amarras, todos possuímos. Tu possuis a amarra moral. Traição, palavra presente em quase toda história. Mas tu? Tu não trais, a não ser teus ideais de libertação. Desculpe-me o cinismo, mas isto me enraivesse. O amor, como acreditamos, não possui cor, nem forma, e como em nosso caso, o amor não possui quantidade. Então não entendo como podes te agarrar tanto assim à moralidade. Se não, por que deixas a moral tomar parte grande de tua vida? Explicas-me? Acho que tens medo de que eu possa te dominar. Tens medo da dominação? E não o temos todos nós? Mas, não. Não quero dominar-te. Quero compartilhar.


O dia da partida se aproxima. Enquanto este não chega, me divirto para afastar pensamentos ruins. Lembras-te de Bruna? No sábado sairei com ela. Sei que tu não vetas este meu lado. Gosto de humanos, gosto gente. E como ela tem sido paciente comigo! Sempre do meu lado, me ouvindo falar de ti. Lendo os poemas que fiz para ti. E os mandando para aquele clube de poetas. Se não fosse por ela, talvez eu não teria sido aceita naquele clube de Lisboa. Quanto tempo não visito Portugal? Espero te ver antes de minha partida.


Mas peço encarecidamente que não te zangues comigo. Tudo o que anseio é por um sinal. Desejo-te com todas minhas forças. Não tenhas medo de mostrar-te humano!


Espero uma resposta tua. Embora não tenha respondido minhas últimas cartas. Confesso que me senti deixada de lado, com esse teu descaso. Mas, é melhor o silêncio de que uma má resposta. É como usar facas para ferir. Se o outro te dá uma má resposta, é como uma facada, ele não sente dor, ataca de qualquer jeito, qualquer intensidade. Já com o silêncio é diferente. Tu és quem maneja a faca. Tu podes escolher se queres ou não se cortar, e se mesmo assim escolher o pior, ainda tens o direito de escolher a intensidade do corte, da dor.


O dia da partida se aproxima e ainda não sei como me portar diante da tua ausência.


Amorosamente,

Telma.

30 de maio, 1920




2 comentários:

  1. Adorei seu blog =D
    vc escreve muito bem...
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. gostei muito desse Blog, textos bem interessantes,

    voce esta de Parabens pelo Blog, Designer muito bacana :)
    Att,
    @sawuelbruno

    http://sawuelbruno.blogspot.com/

    ResponderExcluir