3/18/2011

E sobre a idéia que algumas pessoas tem do feminismo? (1)




Eu sou uma pessoa que adora debates que surgem dessas conversas do dia-a-dia com um amigo ou conhecido, mas desde que estes ocorram com educação e sem indivíduos querendo impor suas idéias ao invés de discuti-las.
Há uns dois meses atrás, surgiu em uma conversa minha com um conhecido, o assunto do feminismo. Não vou revelar o nome, pois não pedi permissão para estar publicando sobre este diálogo. Mas estou postando a conversa porque acho que será interessante vocês lerem dois pontos de vista completamente opostos, o meu e o dele.
Comentando com ele que eu estava lendo alguns artigos feministas (inclusive no final do post passarei o endereço de um ótimo site pra vocês), ele me disse a seguinte frase “o feminismo só faz aumentar a taxa de crianças problemáticas, como consequência, temos um mundo cada vez pior, de pessoas doentes e de vasta ignorância. Sou contra movimentos que atrasam a cultura e evolução humana”. Mas mesmo assim, disse que não tinha nenhum preconceito e que precisava ler mais pra falar sobre o assunto.
O argumento dele era de que o feminismo era uma ideologia fraca e que feria os princípios da mulher enquanto ser único e diferenciado do homem, “não concordo q mulher seja um ser pra procriar apenas...acho q ela deve ter escolhas”. E ainda dizia que o feminismo que tende a igualdade é banal “igualdade nunca existirá...isso é genética, é biologia”. E continuando:
“A minha critica, é que hoje com essa pseudo-igualdade (homem e mulher) temos famílias desestruturadas, mães que trabalham muito e não cuidam dos filhos, ‘socam’ em creches ou em casa de parentes. E até as doenças físicas e psíquicas do homem (gênero homem) hoje vocês desenvolvem, por tentar viver como "iguais", infartos, uma enxurrada de câncer, depressão, estresse, e por aí vai. O homem, por natureza, sai de casa pra trabalhar e volta, bem como nossos ancestrais faziam, saiam pra buscar comida e assim sustentar sua prole. Mas, hoje em dia se tratando de doenças mentais e principalmente de educação, a falta da mãe no lar, traz péssimos resultados, ou seja, crianças problemática e adultos mais ainda.”
Bem, agora falando da minha parte neste diálogo, esta questão é muito complicada. O feminismo assume sim as diferenças biológicas que o homem tem da mulher, mas nós feministas buscamos a igualdade e a emancipação das mulheres. Quando toquei nesse assunto ele questionou sobre isso. O que acontece é que queremos mais direito sobre nós mesmas, sobre nossos pensamentos e nosso corpo. Por exemplo vocês tem idéia de quantas mulheres morrem por fazerem abortos ilegais?
Quanto ao ponto em que ele tocou sobre as crianças ficarem sozinhas , adquirirem doença, bem, isso já vai mais além, isso não é culpa do feminismo, já vai para o lado de outros fatores, como por exemplo o controle de natalidade, da estruturação familiar que hoje em dia não é boa. As mães saírem de casa para trabalhar pode sim ser um fator, mas com certeza um dos menores ( aliás discutirei sobre isso mais abaixo). Hoje em dia existem famílias desestruturadas, por causa de drogas, casamentos precipitados, violência doméstica (que aliás é derivada do machismo), gravidez na adolescência, enfim, questões diversas e muito complexas como todos sabemos. Mas existe muita coisa envolvida, para mudar teríamos que mexer não só na política, inclusive de direitos, mas no cenário sócio-cultural também. Muito difícil, mas não devemos deixar de lutar.
Meu conhecido também fala de doenças do gênero masculino que as mulheres andaram adquirindo nos últimos tempos, bom eu não entendo muito sobre isso, mas até onde eu sei,infarto, câncer e estresse não são doenças exclusivas do gênero masculino. Falando sobre o trabalho uma frase me chamou muito a atenção “O homem, por natureza, sai de casa pra trabalhar e volta...”. Não! Isso não é uma questão de natureza, isso é uma questão de sociedade. Em algumas épocas a sociedade impôs que os homens deveriam sair para trabalhar enquanto as mulheres cuidavam da casa. Isso não tem nada de natural, mas sim de sócio-cultural. Ele também falava muito sobre a questão de as mães saírem para trabalhar e deixarem os filhos em casa, passarem pouco tempo com eles, enfim. É óbvio que esse tipo de, digamos, "abandono", não é saudável para a criança. Mas quem disse que é a mulher que tem ficar em casa? Quer dizer então que o pai está isento da educação dos filhos? O pai está isento de estar presente? Por que só as mães devem ter o papel de cuidar dos filhos? Por que o pai não poderia ficar em casa para mãe sair para trabalhar? Deixando muito claro que não estou querendo aqui dizer que os pais devem ficar em casa para mãe trabalhar. O que estou querendo expressar é que a mulher tem sim o direito de sair para trabalhar assim como o homem, e que o homem tem sim o dever de cuidado com seus filhos assim como a mulher. Quanto as crianças passarem o dia inteiro em creches, aí isso já outro assunto para ser discutido, o que renderia outro post.
Para finalizar, Devemos entender que o feminismo pretende a igualdade, é óbvio que temos as diferenças biológicas, mas de resto quanta violência e discriminação não podem ser evitadas se abrirmos nossa mente?
Como disse anteriormente, vou passar pra vocês o endereço de um site ótimo. É o site da Universidade Livre Feminista, lá eles possuem várias notícias e matérias, tem a TV feminista que é ótima, e também possui cursos on-line gratuitos, como é o caso do curso que comecei a fazer de “Mulher e Participação Política – MuPP”. Vale a pena vocês conferirem. Segue o endereço virtual: http://www.feminismo.org.br/livre/
Enfim, é isto, espero que tenham gostado. Esses tipos de debates são bons, porque ou você fica com dúvidas e corre atrás para solucioná-las, ou você vê que estava errado em algum ponto e procura se informar mais, ou então você vai aprendendo e se afirmando cada vez mais. Até a próxima.


Teice

Um comentário: