3/18/2011

E sobre a mulher careca?




Bom dia! Boa tarde! Boa noite!

Hoje eu decidir postar este texto que ainda será seguido por mais dois, com essa temática meio que feminista.
O texto é sobre um assunto, que em minha opinião é muito injusto e mostra como funciona a discriminação contra a mulher em alguns assuntos.
A idéia desse post surgiu de uma seguinte situação, em que minha mãe puxou o meu cabelo brincando e eu lhe disse, também brincando “Ai! Assim eu vou ficar careca!”. A partir dessa exclamação comecei a pensar “E se eu ficasse careca de verdade?”, “E a discriminação que as mulheres que sofrem com a perda do cabelo, seja por doença ou outro motivo, suportam?”
Se vocês pararem para observar, quando ocorre a queda do cabelo no homem, a discriminação que ocorre é devido alguns estereótipos de beleza que existem na sociedade. Com a mulher, também ocorre a mesma situação, mas com bem mais intensidade.
Para citar um exemplo, pense ou observe a seguinte situação. Você encontra com um homem careca na rua, lembrando que eu não tenho na contra eles, nem contra carecas, nem contra cabeludos, até porque, pra mim, a aparência nunca vem em primeiro plano. Mas, voltando ao assunto, se uma pessoa encontra um homem careca, isso é um momento completamente normal e natural. Mas já se é uma mulher, muitos realmente tratam como algo normal, mas algumas outras muitas pessoas, ficam encarando, olhando com curiosidade e repulsa. E as próprias mulheres soltam algumas “pérolas”. Eu me lembro de uma vez ter escutado um infeliz comentário, “Nossa! Você viu? Fulana é careca! Olha aquela peruca, toda mal feita, toda mal colocada”.
Então aqui fica algumas perguntas a serem refletidas: Por que quando a mulher perde o cabelo os estereótipos fazem com que ela use peruca, e a maioria dos homens não? Será que nenhum de nós estamos sujeitos a perder nossos belos fios de cabelos? Por que a queda de cabelo feminina não pode ser encarada naturalmente como a masculina? Por que temos que fazer tais separações, discriminações entre homem e mulher?


Teice

Nenhum comentário:

Postar um comentário